quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Resenha: O Dominador - Tess Gerritsen

* Contém spoilers de "O Cirurgião" *



"O Dominador" é o segundo livro da saga de Rizzoli e Isles. Nele, Rizzoli se vê diante de uma situação assustadora. Depois de prender Warren Hoyt no final do primeiro livro, agora a detetive se depara, na cena do crime, com a mesma assinatura do homem que ficou conhecido como "Cirurgião" pelos tablóides. Homens são assassinados - não antes de serem forçados a assistir a violação de suas esposas - e as mesmas desaparecem. Mas há a tal assinatura, a camisola dobrada na penteadeira.

É impressionante a facilidade que Tess Gerritsen tem de apresentar personagens complexos e profundos. Ao mesmo tempo, "O Dominador" é tão bem escrito que não perde em nada para o livro da estreia da saga, superando todas as expectativas.

Um segundo personagem aparece na história, o agente do FBI Gabriel Dean. É a primeira vez que um agente federal se envolve em uma investigação de Jane, o que a irrita profundamente. Dean parece sempre saber mais do que fala, é soturno e misterioso e Jane não suporta o que ele representa. 

Jane agora é uma personagem ainda mais complexa do que no primeiro livro, pois seu medo devido ao que aconteceu com ela no primeiro livro a torna mais humana, mais palpável. Ela vive com um pé atrás por causa de Warren, mesmo que ele esteja preso, afinal, eles têm uma ligação horrível que ninguém gostaria de ter. Além disso, ela continua a sofrer o preconceito dos colegas por ser mulher, tendo que provar seu valor em um campo dominado por homens, nem que isso signifique superar seu pavor crescente. 

Nesse volume conhecemos a Dra. Isles, mas apenas brevemente. Ela é uma médica legista, conhecida pelos colegas e pela imprensa como "rainha dos mortos". Sente-se mais à vontade com eles do que com os vivos, mas pouco mais descobrimos sobre ela além disso e de que é muito competente.

Tess é um gênio. Ela constrói sua narração com maestria, sem deixar pontas soltas e de forma viciante. O leitor fica preso do começo ao final do livro. A narrativa é fluida e cativante. Recomendo fortemente a leitura, mas sugiro que não leiam "O Dominador" sem ler "O Cirurgião" primeiro. A história é sequencial mesmo, desde os crimes até os dramas pessoais das personagens. 

Um beijo e até a próxima!

Resenha: O Cirurgião - Tess Gerritsen

"O Cirurgião" é o livro de estreia da detetive Jane Rizzoli. Apesar de ser o primeiro livro da série Rizzoli & Isles, ainda não conhecemos Isles nesse thriller, apenas no próximo. É um dos livros mais famosos de Tess Gerritsen e não é à toa, pois trata-se de um suspense médico/policial de altíssima qualidade. Diria até que é bom em um nível surreal.



A trama do livro envolve o rastro de sangue deixado por um serial killer, com direito a pitadas de tortura e violência sexual bem exploradas. O serial killer em questão entra no quarto de suas vítimas e retira o útero delas durante a madrugada, ainda vivas, para levar como souvenir. Ele mexe com aquilo que muitas mulheres veem como seu sinal de feminilidade, até mesmo de identidade. E, depois, mata-as degoladas. 

Como Gerritsen já foi médica (sim, ela abandonou a profissão para se dedicar à escrita), as partes médicas do livro - como procedimentos cirúrgicos e autópsias - são ricas em detalhes. É tudo tão sanguinário que, para quem não está acostumado, é até um pouco pesado. Não é meu caso, que adoro essas coisas.

Nesse livro, Jane conta com a ajuda do detetive Thomas Moore para desvendar a sequência de crimes que vem ocorrendo em Boston. Além deles dois e do assassino, temos a personagem Dra. Catherine Cordell, uma médica que é, claramente, alvo do criminoso. De fato, parece um retorno ao passado, uma vez que a médica matou, há dois anos, um homem - Andrew Capra - que tentou assassiná-la com o mesmo modus operandi

O livro é narrado em boa parte na terceira pessoa, mas temos passagens em primeira pessoa na voz do assassino. Inclusive, a primeira página começa com ele e é intrigante. Além disso, as personagens são muito bem desenvolvidas. Jane é uma policial que sofre preconceito entre os colegas por ser mulher e até mesmo sua própria família não a entende direito. Com isso, ela usa uma pose de durona para passar por cima das intempéries a que é submetida. O fato de mergulharmos nas histórias pessoais de cada personagem enriquece muito o livro, pois tira-o da superficialidade.

Há quem diga que decifrou o assassino já na metade do livro, mas eu não. Fui surpreendida no final. Ele é realmente doente, um maníaco obcecado e cruel. Há assassinos tão cruéis quanto ele na literatura, mas está entre os piores, com certeza.

No mais, recomendo fortemente que leiam os livros da série Rizzoli & Isles na sequência, pois os dramas pessoais de cada personagem são alimentados e construídos de pouquinho em pouquinho, a cada livro.

Espero que gostem! Um beijo e até a próxima!

Ordem dos livros da série Rizzoli & Isles - Tess Gerritsen

Não é segredo para ninguém que eu amo Tess Gerritsen. Para mim, ela é uma das melhores escritoras de suspense da atualidade. Ela tem diversos livros únicos, mas entre todos as suas publicações destacam-se as da série Rizzoli & Isles que, por enquanto, conta com doze livros já traduzidos para o português.
E para você não se perder no meio da história, já que os livros são sequenciais e acompanham muito bem o background e os dramas pessoais das protagonistas, aqui vai a ordem de leitura da série:

1. O Cirurgião (The Surgeon, 2001)
2. O Dominador (The Apprentice, 2002)
3. O Pecador (The Sinner, 2003)
4. Dublê de Corpo (Body Double, 2004)
5. Desaparecidas (Vanish, 2005)
6. O Clube Mefisto (The Mephisto Club, 2006)
7. Relíquias (The Keepsake, 2008)
8. Gélido (Ice Cold, 2010)
9. A Garota Silenciosa (The Silent Girl, 2011)
10. A Última Vítima (Last to Die, 2012)
11. O Predador (Die Again, 2014)
12. Segredos de Sangue (I Know a Secret, 2017)



Aos poucos farei resenha de cada um dos livros e coloco os links aqui! Por hora, fica a dica de leitura! Os livros da Tess são um pouco caros aqui no Brasil, mas valem cada centavo!
Espero que se aventurem na leitura e vejam o quanto é viciante!
Um beijo! 

Resenha: O Dominador - Tess Gerritsen

* Contém spoilers de "O Cirurgião" * "O Dominador" é o segundo livro da saga de Rizzoli e Isles. Nele, Rizzoli ...